Saudações

"Bem-vindos a todos ao blog da EQUIPE OS DESTEMIDOS. A partir do embasamento da disciplina de Liderança nas Organizações, do curso de Administração, ministrada pelo Prof. da UFPE/CAA. Luis Sebastião Jr. desenvolveremos juntamente com a temática do JOGO DA LIDERANÇA, todas as habilidades expostas em cada aula. Respeitando, em conjunto com as demais equipes, os aspectos culturais e éticos de cada um. O desdobramento de tudo isso ocorrerá através da comunicação, formulação e decisão de toda equipe. Por fim, as dinâmicas expostas em sala de aula e aqui neste blog serão feitas em forma de aprendizado contínuo e de maneira holística. Mas do que tudo entenderemos de maneira eficaz o que é estar e ser um verdadeiro líder. Aqui você encontrará o que existe de melhor em Liderança nas Organizações. A todas as equipes, um excelente jogo!"

EQUIPE: OS DESTEMIDOS

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Teoria da Motivação

Revisando Aula ministrada pelo Prof. Luiz Sebastião de Liderança nas Organizações (24 de Agosto de 2011)


A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Poucas ou nenhuma pessoa procurará reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas.

Existem uma divisão dessas necessidades:

Primárias: que em linhas gerais nada mais é do que as fisiológicas e segurança, prazos menores.
Secundárias: são inclusas as necessidades sociais, estima e auto-realização de prazos maiores.


O comportamento humano, neste contexto, foi objeto de análise pelo próprio Taylor, quando enunciava os princípios da Administração Científica. A diferença entre Taylor e Maslow é que o primeiro somente enxergou as necessidades básicas como elemento motivacional, enquanto o segundo percebeu que o indivíduo não sente, única e exclusivamente necessidade financeira.

Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo.

Na aula o prof. enfatizou e citou como exemplo o filme o Náufrago, onde entre outras coisas o personagem principal interpretado por Tom Hanks, encontra-se sozinho em uma ilha e lá o mesmo terá que descobrir maneiras e formas de sobreviver, tanto que uma das primeiras coisas que ele tem que suprir são suas necessidades fisiológicas. Para aqueles que não assistirão o filme não o deixem de vê. 
Aproveitando o ensejo, como dica do professor e a título de curiosidade, colocamos abaixo o Final Alternativo feito para o filme. Mesmo não sendo o final real na drama, é sempre bom vê o outro lado da história. Divirtam-se:






EQUIPE: OS DESTEMIDOS



Um comentário:

  1. Aula dia 14/09/11
    É necessário descobrir as expectativas que o outro tem para estimulá-lo. Descobrir as necessidades - agregar valor motivacional.
    M1= E x I x V. E - Fins/ I - Meios/V - Valores
    Se qualquer um destes for nulo, não existe motivação.
    Junto com M1, podem existir M2, M3, M4...Mn
    Na maioria das organizações há a ausência dos meios para a execução de certas tarefas.
    Diferenciando Poder de Liderança:
    Poder: Capacidade de influenciar;
    Liderança: Influência

    ResponderExcluir