Saudações

"Bem-vindos a todos ao blog da EQUIPE OS DESTEMIDOS. A partir do embasamento da disciplina de Liderança nas Organizações, do curso de Administração, ministrada pelo Prof. da UFPE/CAA. Luis Sebastião Jr. desenvolveremos juntamente com a temática do JOGO DA LIDERANÇA, todas as habilidades expostas em cada aula. Respeitando, em conjunto com as demais equipes, os aspectos culturais e éticos de cada um. O desdobramento de tudo isso ocorrerá através da comunicação, formulação e decisão de toda equipe. Por fim, as dinâmicas expostas em sala de aula e aqui neste blog serão feitas em forma de aprendizado contínuo e de maneira holística. Mas do que tudo entenderemos de maneira eficaz o que é estar e ser um verdadeiro líder. Aqui você encontrará o que existe de melhor em Liderança nas Organizações. A todas as equipes, um excelente jogo!"

EQUIPE: OS DESTEMIDOS

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Abordagem Comportamental (Parte II)

Como vimos na aula anterior, o liderado começa a ter um papel mais relevante no contexto nas empresas. A figura do líder deve observar o seu comportamento em relação ao do liderado. 

Baseando-se nesta abordagem comportamental, podemos usar o exemplo do gráfico cartesiano, que em linhas gerais, mostra quatro tipos distintos de dimensões de líder: democrático, liberal, autocrático e o ideal. Mastigando melhor cada um deles, observamos que o líder democrático, têm um nível de preocupação maior com as pessoas, enquanto o líder autocrático sua preocupação maior é com a tarefa. Já o líder liberal (laissez-faire) têm uma preocupação tanto com as pessoas como a tarefa em sua menor escala ("banda voou"), e, por fim, o líder ideal é justamente aquele que teria uma preocupação elevada com as pessoas e com as tarefas.  Podemos citar ainda a chamada grade gerencial, que classifica cada líder, dando a eles notas respectivas. 

A pergunta inicial que devemos contudo fazer é: Existe realmente um líder ideal (9.9)? Que se preocupa extremamente com as pessoas e com as tarefas?

Ou o líder irá se ajustar de acordo com sua situação (contexto). A exemplo, o caso citado pelo professor Luiz, da queda de um avião onde neste momento o piloto (líder) pode até tentar ter uma preocupação maior com as pessoas, mas naquele momento o que realmente irá importar será a sua atenção e preocupação com a tarefa.

Não devemos esquecer que se você é do tempo de Luiz que lembra imediatamente a associação de uma caneta BIC e uma fita cassete, então se conforme você esta envelhecendo. E o mercado é cada vez mais competitivo, jogos como Atari, desenhos do Popeye e Dragon Ball Z, teclado de PC com F1, F2 e outros para conectar a internet, gibis, enfim, estão descaradamente ultrapassados. 

Tudo está cada vez mais avançado juntamente, claro, com a tecnologia que vai criando meios e métodos mais sofisticados de interação e transmissão de informações. O problema é: 

Como conseguir em um futuro não tão distante, estar líder de jovens atuais que são acostumados a vê a tarefa como um detalhe? Onde o tempo de resposta para as situações do dia a dia ficam cada vez mais rápido, e proporcionalmente o tempo de estar líder fica mais curto.

Como gerenciar determinadas situações?
E o líder ideal, onde encontrá-lo?!

Bons estudos!