Dando continuidade a Abordagem Contingencial, o professor Luiz elencou em sala outro Modelo de Liderança, o conhecido Modelo de Hersey e Blanchard, que afirmam que maturidade é a capacidade e a disposição das pessoas de assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento.
Os subordinados são de grande relevância neste modelo para que o indivíduo na figura de líder esteja na liderança. Assim sendo, tal modelo têm especificamente quatro graus de maturidade dos subordinados/liderados, conhecidos pelas siglas M1-M2-M3-M4. Na mesma vertente, aparecem quatro estilos de liderança, com as siglas E1 (liderança autocrática); E2 (liderança ideal); E3 (liderança democrático); E4 (liderança liberal).
É válido ressaltar que o nível de maturidade pode ser aplicado a indivíduos ou a grupos. Dependendo do contexto, o líder que trabalha com um grupo pode determinar sua maturidade através da observação da predominância de maturidades individuais. O líder ainda deve e necessita conduzir e caminhar um processo de amadurecimento do subordinado, sendo sempre mais devagar e de forma gradual.
Aguardando mais teorias....bons estudos pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário