Saudações

"Bem-vindos a todos ao blog da EQUIPE OS DESTEMIDOS. A partir do embasamento da disciplina de Liderança nas Organizações, do curso de Administração, ministrada pelo Prof. da UFPE/CAA. Luis Sebastião Jr. desenvolveremos juntamente com a temática do JOGO DA LIDERANÇA, todas as habilidades expostas em cada aula. Respeitando, em conjunto com as demais equipes, os aspectos culturais e éticos de cada um. O desdobramento de tudo isso ocorrerá através da comunicação, formulação e decisão de toda equipe. Por fim, as dinâmicas expostas em sala de aula e aqui neste blog serão feitas em forma de aprendizado contínuo e de maneira holística. Mas do que tudo entenderemos de maneira eficaz o que é estar e ser um verdadeiro líder. Aqui você encontrará o que existe de melhor em Liderança nas Organizações. A todas as equipes, um excelente jogo!"

EQUIPE: OS DESTEMIDOS

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Abordagem Contingencial (Parte I)


Nesta última aula dia 26 de outubro, o professor deu continuidade as abordagens da liderança. Começando a mastigar a conhecida Abordagem Contingencial ou Situacional. Esta abordagem possui algumas teorias conhecidas no mundo na liderança. 

Uma delas é o Modelo de Tannenbaum & Schimidt, que propõem basicamente três critérios para avaliar a situação. O  primeiro deles é a maneira/forma como o líder se comporta sendo altamente influenciada pela formação do líder, sem contar que os comportamentos democráticos são priorizados. Outro ponto, são as características dos subordinados, onde elas influência a escolha e a eficácia do estilo de liderança. E, por fim, o clima da organização, que dependendo se ela tiver uma cultura muito rígida, pode fazer com que os estilos para a tarefa sejam favorecidos pelos gerentes. 

Em outra esfera, analisarmos ainda o Modelo de Fiedler, que busca conhecer e relacionar melhor a favorabilidade, ou seja, quando uma situação é mais favorável. Este modelo analisa três elementos. Inicialmente, argumentam sobre as relações entre líder e liderado, onde se for uma relação positiva a situação é favorável. Analisa ainda, o grau de estruturação da tarefa, mostrando até que ponto ele é estruturado/previsível, onde se forem bem definidas com alto grau de organização e certeza, são favoráveis para o líder. Por último, está o elemento relacionado com a base do poder, que mostra outra situação favorável quando o líder faz qualquer tipo de mudança em seu próprio grupo, sem que haja nenhum tipo de intervenção.

Na próxima aula, continuaremos com mais conceitos sobre a abordagem contingencial.

É valido lembrar que neste mesma noite, tivemos o debate de nossa equipe OS DESTEMIDOS e a equipe SPARTACUS, em relação a feira de liderança que foi organizada por ambas equipes. Cada uma delas, mostrou os pontos fortes e fracos das apresentações. Sendo sempre as mesmas ponderadas e sensatas em sua articulações e questionamentos. Desta vez, segundo o MERCADO a equipe SPARTACUS levou a melhor. As notas gerais ainda não foram divulgadas, pois falta uma última equipe a se apresentar.

As visões de liderança, cada vez mais misteriosas e interessantes....um fenômeno certamente é quem está decidindo este conceito.

Bons estudos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário