Inicialmente a equipe Amálgama já estava com quase tudo pronto, somente com alguns problemas técnicos no que se refere especialmente ao som. Decoração, luzes, postura, foram pontos fortes e positivos da equipe. (talvez o tempo que a mesma teve foi maior). A equipe usou e ao que parece criou roupas de formatos surreais, mas deixando claro os aspectos importantes da abordagem comportamental, muito elegante por sinal a apresentação, os elementos foram ao que parece muito bem trabalhados pela equipe.
Em seguida, a equipe Superação focaliza muito a ligação do líder baseadas nas tarefas e nas pessoas, como o exemplo da personagem “Dilma” aparentemente uma líder baseada nas tarefas. Mesmo que o briefing lançado pelo mercado como tarefa não exigisse de forma aparente alguns aspectos, foi nítido perceber que a equipe Superação não aproveitou de alguns pontos, como a decoração, onde essa mesma como já dito acima foi explorada pela equipe Amálgama.
Em linhas gerais, as duas equipes conseguiram – na opinião de nós OS DESTEMIDOS – cumprir os requisitos parcialmente do briefing. Como essa falha foi apontada nas duas equipes, outros aspectos foram observados para perda e ganho de talentos. Aspectos esses que ficaram visivelmente relacionados a questão de “estar” líder de acordo com o comportamento. E foi aí que a equipe Superação conseguiu aumentar seus talentos de forma “impressionante” pela capacidade do coordenador e líder (neste jogo) José Augusto em transformar os erros de sua equipe em erros maiores não outra equipe, mesmo quando estes talvez nem existiam. Afirmativas como: - Vocês realmente criaram essas roupas? Surgem nitidamente como forma provocativa de arrancar talentos para sua equipe. E se em um ligeiro momento o líder Augusto pensava que a outra equipe poderia já está ganha, ele usou de seus artifícios para conseguir (de forma diferenciada da apresentação do primeiro jogo: Conexão x Fênix) “driblar” as respostas de seu concorrente naquele momento. O nervosismo tomou conta da situação a ponto de provocar uma incovergência de respostas entre os próprios membros da Amálgama, fazendo com que a coordenadora da equipe tomasse, mesmo de forma silenciosa, a frente das respostas, o que deveria ser segurado e feito a todo o momento pelo o líder da mesma: Pablo. E aí foi onde Augusto percebeu que estava com o jogo mais na mão, tirando talentos da equipe Amálgama, conseguindo modificar os pontos fracos da equipe de forma ponderada, calma, rápida, ágil e firme.
Essa comparação foi tanta, que poderíamos citar o exemplo dos dois líderes. Pode até ter sido “coincidência” mas o líder Pablo da equipe Amálgama estava vestido de maneira mais formal (maneira essa adequada para situação do jogo), paletó e etc. Já o líder Augusto estava totalmente informal, roupas mas despojadas para aquele momento do jogo. Contudo uma, dentre tanta outras, coisas que abordagem comportamental afirma é que não só basta os traços para decidir se realmente o indivíduo será líder, mas o comportamento que ele irá exercer de acordo com o contexto que ele for inserido em situações de liderança. Foi isso que aconteceu, o paletó de Pablo parecia que estava sendo vestido por Augusto, onde na mesma esfera, a roupa informal de Augusto parecia que estava sendo usada por Pablo, pois o comportamento de Augusto mesmo com vestimentas informais para a situação, subentende-se um líder mais centrado, ágil e controlado em suas respostas, trazendo na nossa mente a figura de um líder com roupas mais formais. Do mesmo modo que Pablo vestia-se de maneira formal, mas parecia, (pelo o menos no debate) que sua vestimenta deveria ter sido a mais informal, demonstrando talvez um aspecto de insegurança (vale lembrar que esta associação de roupas vestidas pelos líderes é a percepção de nossa equipe não que isso necessariamente esteja correto).
Finalizando PARABENIZAMOS todos os convidados que desfilaram nas duas equipes, idéia ousada para cada um deles. No final a equipe Superação levou a melhor desta vez, superando ela mesma.
Aplaudimos a atitude e postura das duas equipes, pois percebemos que a tarefa em si não foi nada fácil.
Cada vez mais aprendemos melhor o que é liderar. Ou será que ainda não sabemos na verdade o que liderança significa? Esperando mais teorias....e jogos.
Bons estudos e boa sorte a todos.
Excelente comentário. Muito bom mesmo! Parabéns"
ResponderExcluirÉ a percepção dos DESTEMIDOS.
ResponderExcluirMas muita água ainda vai rolar pela frente.
Obg pelo o elogio.
Boa sorte a todos!